segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HORA CÍVICA FESTIVA DO MÊS DE MAIO

 Professoras Rejani Butzen e Tânia Stein

 
Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos

           A turma 53 da Professora Estefânia apresentou na hora cívica do mês, um texto sobre a escravidão, lembrando que foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Lei esta que abolia a escravidão no Brasil.
          Para abrilhantar a hora cívica, teve a participação da Banda do Comando Regional de Policiamento       Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos que executou os hinos Brasileiro e Rio-Grandense, e o Sargento Adriano salientou a importância da postura diante da bandeira e execução do hino, símbolos nacionais. Após este momento, a banda apresentou outras músicas que cativaram os alunos para cantar.


Alunos interagindo com a Banda

Apresentação da Turma 53 da Profª Estefânia


AS OFICINAS NO 6º E 7º ANO

Professora Itene Cecília Haas

          A oficina é uma disciplina introduzida no Currículo por Área de Estudos desde a implantação do primeiro Projeto Político Pedagógico aqui na Escola. Inicialmente, foi oferecida para a 5ª, 6ª e 7ª séries. Muitos temas e/ou conteúdos já foram abordados neste componente curricular, tais como: Educação ambiental, Xadrez, Teatro, Jogos de mesa, DDA – Dúvidas de Adolescentes, Dança e outras. Todas contribuíram para a formação mais integral, como nos aspectos social e lúdico dos alunos. É uma experiência muito positiva porque os alunos tem várias opções e a oportunidade de fazer três oficinas durante o ano, uma em cada trimestre.
          No primeiro trimestre foram oferecidas quatro oficinas para 6º e o 7º Anos: Arte e Movimento, Gearte (geometria com arte) , Xadrez e Leitura Criativa . A Leitura Criativa foi criada este ano para desenvolver mais as habilidades de leitura e contribuir para que a mesma se torne um hábito prazeroso e não uma obrigação. A proposta é abordar diferentes técnicas de leitura e vários gêneros. Também, nesta Oficina, a professora quer promover bate-papos entre os alunos e pessoas ligadas ao mundo da leitura como escritores ou jornalistas.
          No segundo trimestre, a oficina de Xadrez foi substituída pela de Educação Ambiental que em anos anteriores já foi oferecida.


Encerramento no 1º trimestre: cada grupo apresentou uma atividade desenvolvida nas oficinas.