segunda-feira, 5 de abril de 2010

UNIFORME NOVO

Professoras Janéte S. Silva e Rejani Butzen



          O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.
          Atualmente, o uniforme não é tão prestigiado pelos alunos. Porém, a padronização é importante, porque evita que a escola se transforme em um “desfile de moda”. Além disso o uso do uniforme desenvolve nos alunos um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.
          Na escola Municipal Paulo Arandt, percebendo o baixo índice de alunos que usavam o uniforme iniciou-se uma pesquisa para levantar informações sobre o por quê do não uso do mesmo.
Através da pesquisa realizada, percebemos que havia uma grande insatisfação dos alunos em relação a cor e o modelo atual.
          Com isso, foi lançado um concurso envolvendo toda comunidade escolar, para elaborar um novo modelo sem esquecer as cores atuais.
Após o trabalho de investigação realizado concluímos e chegamos ao produto final e o escolhido foi um abrigo preto com listras laterais nas cores branco, cinza e bordô que hoje muitos de nossos alunos já adquiriram e estão vestindo com muito orgulho o novo uniforme. Ressaltamos que o modelo do uniforme anterior ainda continua em vigor. As cores e estilo da camiseta não foram alterados.

Alunos com o novo uniforme