sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ABERTURA DO ANO LETIVO COM OS ALUNOS

    17/02/2011

    Para recepcionar os alunos, no dia 17, foi organizado com os professores uma integração com alunos do 5º ao 9º ano, onde os mesmos foram no portão e pátio da escola mesclados independentes do ano escolar para trocar ideias, experiências e assim se conhecerem melhor. Havia músicas selecionadas pelos professores tocando durante este momento de descontração. Tambem foi trabalhado nas turmas formadas por alunos de diferentes turmas a questão da valorização do nome de cada aluno em meia folha de ofício e as diferenças. Esses nomes dos alunos formaram um grande painel que representa a diversidade que constitui a escola e também a união que deve haver entre as diversas turmas, como pode-se observar na fotos.

    Nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental as professoras trabalharam com as turmas em sala.

Diretor dando as boas vindas aos alunos

Pais acompanhando seus filhos

Turma do 3º ano com a Profª Gizeli

Turma do 4º ano e Profª Jaqueline

Profª Luciana com alguns alunos do 1º ano conhecendo os espaços da escola.

Profª Sheila com alguns alunos da Educação Infantil (turma em adaptação)

SOMOS DIFERENTES, AINDA QUE SEJAMOS TODOS IGUAIS.

Alunos de diferentes turmas com a Profª Geni colando seus nomes no saguão da escola.

Turma 91 e Profª Meriele

Profº Ivan e Profª Geni colando os nomes de forma diferentes.

Turmas do 1º ano da tarde com as Profª Carina B. e Cátia junto do painel pronto no saguão da escola.

ABERTURA DO ANO LETIVO COM OS PROFESSORES

    A abertura do ano letivo para os professores na Escola Paulo Arandt contou com dois momentos: um primeiro momento de recepção e capacitação com os professores da rede e um segundo momento onde a escola recebeu os para as atividades de planejamento escolar.
    Nos dia 14 e 15 de fevererio os professores se juntaram na escola para, no turno da tarde, descutirem importantes palestras proferidas sobre os temas Avaliação e Sustentabilidade. Foram dois momentos produtivos, onde os educadores destacaram pontos importantes das palestras e que podem ser trazidos para a prática cotidiana do espaço escolar.
    No dia 16 de fevereiro a Equipe Diretiva da Escola organizou um momento de acolhida com café para os professores e funcionários no turno da manhã e da tarde, que contou com a importante presença do Professor e Mestre em Educação Ernani Mugue que trabalhou o tema “O que é ser professor” e todas suas implicâncias, dando importante ênfase na questão das relações interpessoais que envolve o trabalho dos diversos segmentos da escola. O tema foi muito bem acolhido pelos docentes e funcionários que aprovaram o momento, destacando-o como um espaço de aprendizagem, muita reflexão e de muita utilidade no cotidiano do ano vindouro.
Professores e funcionários da escola

Palestrante Profº. e Ms. Ernani Mugue


2011

NOVO ANO LETIVO SE INICIA NA
ESCOLA PAULO ARANDT


JORNAL JPA

JORNAL PAULO ARANDT - ANO 2010 - Nº 27

Segue a capa do jornal da escola que foi entregue no final do ano e algumas informações já foram postadas anteriormente no blog. Se alguém que não recebeu o jornal impresso quiser um exemplar entre em contato com a escola. 


CARTA AO LEITOR

    Durante treze anos, de 1997 até o fim de 2009, o Jornal Paulo Arandt publicou duas edições por ano, uma no final de cada semestre escolar, com o principal objetivo de levar ao conhecimento das famílias e da comunidade os acontecimentos e projetos relevantes da escola durante o período.
    Assim, ao longo desses anos, o jornal registrou, em grande parte, a história e a evolução da escola, e pode ser considerado um documento valioso para o futuro.
    Agora, em 2010, devido ao projeto de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, o nosso Jornal Paulo Arandt deixou de ser publicado no final do 1º semestre e terá somente a presente edição. Além disso temos um espaço no Jornal da SEMEC, juntamente com todas as escolas do Município, editado em julho e dezembro.
    O 2º semestre foi bem movimentado neste ano, pois em agosto aconteceu a VIII Jornada da Cultura que é o acontecimento cultural mais importante na Escola, como poderão conferir na matéria sobre o evento. Também houve uma bela programação para a família, pelo Dia dos Pais. A Semana Farroupilha e o Kerb de São Miguel foram muito bem comemorados e no dia 14 de outubro teve uma programação especial pelo Dia das Crianças.
    Além dos eventos dos meses de agosto, setembro e outubro, esta edição publica três entrevistas de pessoas convidadas que estiveram aqui na escola para palestrar para os alunos, e que, no entender da direção e dos professores, acrescentam muito para a formação dos mesmos. Uma delas é da escritora Márcia Dieter que esteve na Escola durante a Jornada da Cultura e motivou muito os alunos dos anos iniciais para a leitura. A outra entrevista é com o palestrante Windson de Jesus Freire da ONG Stop Drogas que fala sobre a árdua tarefa de combater o uso e a proliferação das drogas entre os jovens. E na matéria sobre o Kerb comemorado na Escola no dia 28 de setembro, temos uma entrevista com o jornalista Felipe Braun Kuhn que esteve aqui para falar sobre o assunto com os alunos do 4º e 5º ano. Também temos textos de redações de alunos e textos de professoras, atividades do Projeto Escola Viva e de outros projetos que estão sendo desenvolvidos.
        Desejamos a todos os alunos um dedicação máxima ao estudo e dos pais esperamos um olhar atento para que os filhos aproveitem o tempo que têm para fazer bem as tarefas de casa e tenhamos o maior número possível de aprovados e um final de ano feliz.

FORMATURA 9º ANOS - 2010

FORMATURA DOS 9º ANOS

REALIZOU-SE DIA 20 DE DEZEMBRO ÀS 19HORAS A
FORMATURA DOS 9ºANOS NO GINÁSIO DA ESCOLA.

Segue modelo do convite.


Os alunos frizaram esta frase como lema das turmas:
"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.” Roger Crawford

O ginásio da escola foi organizado pelos próprios alunos e isso deixou os professores muito felizes pela autonomia e organização do grupo.
   

 

Turma 92
Turma 91

PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS E LEMBREM-SE:
 "LUTAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS"...



ÚLTIMO DIA LETIVO DE 2010.

No dia 18 de dezembro encerramos as atividades com alunos na escola e foi um dia diferente envolvendo alunos, pais, professores e funcionários. Neste dia teve diversas apresentações natalinas, apresentações das equipes da gincana, grupo gauchesco da Escola Viva, entre outros. Veja alguns registros:





GINCANA ESCOLAR



Alunos do 6º ao 9º ano participaram da gincana na escola nos últimos dias de aula, aonde participaram alunos de diferentes turmas nas equipes e realizaram diversas provas...
Os alunos estão de parabéns pela criativadade e companherismo...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MOSTRATEC 2010

ALUNOS DO 9º ANO VISITARAM A MOSTRATEC EM NOVO HAMBURGO


Os alunos realizaram a visita à Mostratec com objetivo de conhecer novas culturas, trabalhos e entrevistar os expositores em inglês. "Foi uma experiência diferente aos alunos, pois, foi possível praticar  o conhecimento adquirido anteriormente".

15/10/2010

Dia do Professor comemorado em grande estilo na Escola Paulo Arandt

Os alunos juntamente com a Equipe Diretiva e a Professora Geni, não pouparam esforços para homenagear os queridos professores na sexta-feira, dia 15 de outubro.
 Os alunos da manhã e da tarde começaram bem antes da data a se organizar para comprar as lembrancinhas e para construir as apresentações, o que demonstra sua autonomia, responsabilidade e acima de tudo o amor que sentem por esses que são tão especiais em sua formação. No dia os professores também se emocionaram com as danças e cantos gesticulados apresentados pelos alunos, e que demonstraram todo afeto e carinho aos mestres.


Ainda para celebrar essa data, a escola através do CPM promoveu um almoço aos professores, que foi regado com música, declamação de poemas e muita conversa e diversão.



Professor(a)

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

(Autor desconhecido)

PROJETOS

ESCOLA VIVA - 2010


O projeto Escola Viva acontece aos sábados pela manhã na Escola Paulo Arandt, atualmente vem sendo desenvolvidas atividades como Danças Gauchescas onde o professor Vitor Aguirre trabalha teatro e a Dança Gauchesca como forma de integrar nossos alunos às culturas do nosso estado. Também estão sendo desenvolvidas aulas de capoeira com o professor Silvan Rodrigues Mello o qual trabalha com o resgate da História do negro, a cultura afro brasileira, ampliando o campo cultural dos alunos que frequentam essa oficina.

Proporcionamos ainda espaços para o Hip Hop; para ensaio da banda dos alunos da escola e espaço para o Skate. Nas dependências da escola acontecem também atividades desportivas. No ginásio, atualmente vem sendo desenvolvido futsal e basquete, no pátio ping pong, espiribol; futsal e basquete na cancha pequena.

Alguns alunos adentram a escola apenas para ver os amigos,escutar música, pular corda ou sapata. Disponibilizamos também o espaço da biblioteca para momentos de leitura e pesquisa a todas as pessoas da comunidade

Escola Viva tem sido um espaço de trocas e conquistas, os alunos que frequentam o projeto vem em busca de novas amizades e para desenvolver as atividades esportivas que lhes são oferecidas. Percebe-se que os mesmos tratam a escola com carinho e que gostam do espaço que lhes é oferecido, contudo adentram a escola para ter um momento de diversão sem cobranças ou algo parecido. Acreditamos enquanto professores que possivelmente este espaço está fazendo a diferença na vida de quem o frequenta. Normalmente estamos atendendo cerca de 100 alunos por sábado.

Vale lembrar que o projeto Escola Viva acontece bem porque conta com 12 monitores que ajudam no monitoramento das oficinas e atividades que ali acontecem.


Márcio André Malgarin
(coordenador da Escola Viva, Professor de Educação Física, pós graduado Em Educação Infantil pela Unisinos)

PROFESSOR IVAN CRIOU BANDA MUSICAL

        Diversos grupos, de diferentes estilos culturais e artísticos estiveram presentes na Jornada da Cultura, dentre estes, uma banda formada por professores e alunos.
       A mesma teve início neste ano,a partir da iniciativa dos alunos que gostariam de se apresentar em momentos especiais e contataram os professores Ivan e Márcio, que realizaram a efetivação da mesma, juntando alunos que sabiam tocar diferentes instrumentos como guitarra, bateria, baixo, etc. A banda dos alunos e professores se apresentou duas vezes na Jornada da Cultura, tocando cerca de seis músicas que haviam sido ensaiadas durante um longo período. O estilo musical preferencial foi o Rock n´ Roll, mas a banda tocou inclusive uma música nativista, mostrando que o bacana é a heterogeneidade de estilos e culturas, conforme propôs a própria Jornada da Cultura. Também se apresentaram no dia 15 de outubro na homenagem aos professores.

PROFESSORAS TAMBÉM ESCREVEM...

     Uma pequena história, despretensiosa, modesta. Talvez assim pode surgir um bom escritor. O importante é que outros leiam e para isso a história, o artigo ou a poesia precisa ser publicada. É isso que estamos fazendo e nós apoiamos todos, alunos e professores, e teremos prazer em publicar as produções aqui no blog e no Jornal Paulo Arandt.

A história infantil a seguir é de autoria da professora Tânia.

Um estranho acontecimento

Tiago mora no interior de Bento Gonçalves.
Numa manhã fria e cinzenta ele foi dar um passeio pelo parreiral de sua avó
Olhava as uvas que já estavam começando a amadurecer, quando percebeu uma movimentação entre as colunas de parreiras. Dirigiu-se para lá e viu um ser estranho, muito estranho, agachado, comendo uvas verdes.
- Ei, você! - chamou Tiago – você não pode comer uvas verdes. Vai ganhar dor de barriga. O ser não respondeu, mas ao virar-se para Tiago, mostrou uma cara tão feia, que o assustou.
Tinha olhos enormes, nariz arredondado, a bosca era só um risco, não tinha orelhas e nem cabelos e sua pele era esverdeada.
Está vendo? O que eu disse? Você comeu tanta uva verde que ficou assim, com a pele verde. Está me ouvindo ?
Bip, bip – respondeu o ser estranho.
Bip, bip!? Que resposta é esta? - perguntou Tiago.
Bip, bip.
Nunca vi ninguém falando assim. De onde você é?
Bip, bip.
Ihh! Acho que muita uva verde além de verde, maluco. Diz aí! Que língua é essa?
Bip, bip.
E foi nesse momento que Tiago sentiu um clarão ofuscante e uma sensação de leveza tomou conta de seu corpo. Percebeu então que estava sendo puxado para o alto cada vez mais rapidamente atpe que tudo ficou escuro.
Quando acordou, percebeu que estava em sua cama. Seu corpo estava leve. Olhou para fora e viu que estava escuro. Será que tudo não passou de um sonho? Só que tudo parecia tão real. Levantou-se e foi ao banheiro. Ao olhar-se no espelho, levou um susto. Sua pele estava verde...


A Matemática do amor
Professora Eleandra


Adicionei você em minha vida,
foi nas primeiras aulas de março.
Você apareceu e eu
não consegui mais te esquecer.

Subtraí o sofrimento,
descontei as tristezas,
somei alegrias incontáveis,
comecei a ser mais feliz.

Multipliquei alguns sentimentos,
dupliquei minha felicidade,
Descobri meu verdadeiro eu,
formulei minha sentença, não matemática:
sou professora e sou feliz.

Divido meu tempo
entre você e eu.
Você é o centro do meu mundo
A razão do meu viver.

O meu amor por você
É uma aula de matemática.
Somo, subtraio, multiplico e divido...
Em busca do melhor resultado:
Teu crescimento, tua felicidade.
Em uma percentagem 100% real, verdadeira, eterna.

Uma homenagem a todos os meus alunos de ontem e de hoje.

Professoras Eleandra e Tânia

ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA NO ANO DE 2010:

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Os alunos do 8º e 9º Ano através das aulas de Língua Portuguesa, da professora Nair, participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro que é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social.
    Esta atividade consiste em trabalhar os gêneros textuais sugeridos em cada Ano escolar aproveitando o material que o professor recebe por ter feito sua inscrição e, a partir daí, produzir os textos no gênero estudado.
    O enfoque dos textos é O lugar onde vivo. A partir desse tema os alunos do 8º Ano produziram textos no gênero memórias literárias e o 9º Ano, no gênero crônicas.
    Para felicidade da professora e das turmas, o texto da aluna Bruna Katieli Moraes Artus da turma 81, com o título Vovó e suas histórias famosas ficou em 1º lugar entre os alunos do 8º Ano aqui na escola e, também no âmbito municipal, no gênero memórias literárias e a aluna Karen Fernanda Delevati , 9º Ano, produziu a crônica A vida continua que se destacou aqui na escola e ficou na 2ª suplência dentro do município.


Vovó e suas histórias famosas


Bruna Katieli Artus 8º ano

    Uma bela época para recordar, uma vida passada que virou uma linda história e que hoje vou contar.
    Em 1985, meus avós se mudaram para este bairro São João. Naquele tempo era um pequeno loteamento, havia poucas casas, pucos moradores e o que mais tinha era mato. Meus avós foram morar em um galpão juntamente com outros moradores. Moravam ali porque os terrenos eram cheios de árvores e era muito difícil construir casas. Todos os dias meus avós e minha mãe iam até o terreno limpar para poderem construir. Ao fim do dia, meus tios, que ainda eram crianças, aproveitavam para brincar, convidando os amiguinhos e ali ficavam até anoitecer. Eles não tinham muito espaço para brincar, não havia rua nem escola. Iam para a escola no centro da cidade, em cinco, em uma só bicicleta. Era longe, não havia ônibus, tinham que se virar. Em dias de chuva era difícil, tinham que usar sacos de plástico nos pés para não sujarem os calçados. Água era raro, pois não tinha poços e nem água encanada. Para lavar roupa, tinham que ir no Rio Feitoria. Enquanto minha avó lavava a roupa, meus tios e minha mãe brincavam na água. As crianças foram fazendo amigos entre os poucos vizinhos, se reuniram e resolveram fazer um campinho para jogarem. Fizeram as goleiras e em pouco tempo o campinho de terra vermelha era o lugar preferido deles, sempre estava cheio de gurizada para jogar. Enfim, meus avós e outros moradores conquistaram uma pequena sala no terreno da prefeitura. Ajeitaram um pátio para que eles pudessem brincar.
    Depois , o loteamento foi evoluindo e se transformou em um grande bairro, nosso querido bairro São João.
    Muitas lembranças da época, ainda estão vivas na memória de minha mãe, pois ela relata com clareza lembranças de uma época em que nada tinha neste bairro como ruas, escola, mercados e que aos poucos foi perdendo suas áreas verdes e foram construídas novas casa.
    A inauguração da Escola Paulo Arandt foi uma vitória dos poucos moradores que conquistaram com muito esforço essa linda escola que é hoje. As festas de São João eram muito bonitas, tinha fogueira e muita diversão. Eram feitas no Antigo Armazém do Souza.
   Este morador também ajudava muito as crianças na época do Natal, quando enchia um caminhão de brinquedos e saiam distribuindo pelo Bairro.
   Esta foi a história de vida da família dos meus avós e da minha mãe que viram este bairro crescer e se formar. E eu com orgulho estou registrando essas memórias.

Texto criado pela turma 32, a partir de poemas com formas.
O primeiro tem a forma de uma maçã.
O segundo tem a forma de uma borboleta.


A maçã



Dentro da maçã tem maçãs.

Nasce uma maçã da árvore, que nasce da

semente. É vermelha, da cor do coração, e dentro

dele existe a paixão. A maçã verde é doce, suculenta e

saborosa, doce feito mel. A cana doce não é maçã, mas é

madura e dura. O branco da maçã é como véu que casa

com a macieira, grudada na árvore, feito filho na mãe.

O filho chora quando cai, a maçã não. Quando está

na mão a gente morde. Quando cai no chão

é mãe.


A história de uma borboleta


Era uma vez

uma borboleta que morava

num reino distante que estava

em guerra contra o reino das

joaninhas.

Um dia ela viu o príncipe das joaninhas,

mas ela não podia se casar com ele, mas

ele estava apaixonado por ela. Quando

a mãe dela descobriu, contou pro pai

dela. A menina foi jogada aos leões.

O mesma coisa aconteceu

com o menino.



FIM

Kaioma


LOCALIZANDO...


Os alunos da turma 23 da professora Carina Ramos, trabalharam no 2º trimestre a localização de suas casas. Realizaram um passeio pelo bairro, foram feitas pesquisas, exploraram vários tipos de mapas( do bairro São João, Dois Irmãos, Rio grande do Sul e Brasil) e também usaram a internet, onde aprenderam a utilizar o Google maps, com o auxílio do satélite. Os alunos adoraram esta atividade!!!!! E para finalizar debateram tudo o que aprenderam em aula e criaram um texto coletivo. Todos aprenderam como preencher um envelope e adoraram trabalhar este assunto e principalmente ver a casa de cada um e a nossa escola pelo satélite.

Texto da turma 23

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

    O Laboratório de Ensino e Aprendizagem foi criado em nossa escola no ano de 2000. O objetivo principal do L.E.A é o de proporcionar aos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, atividades de caráter lúdico educativo e o desenvolvimento de processos de autoria nas diversas áreas de conhecimento.
    Após o encaminhamento feito pela professora titular do aluno, a pedagoga entrega as fichas à professora do Laboratório e esta envia um comunicado aos pais dos alunos com a data e horário de atendimento. O aluno recebe atendimento numa sala específica com um vasto material pedagógico, como jogos educativos, computador, contemplando todas as disciplinas do currículo escolar.
    No turno da manhã, a professora Sandra Kich atende 17 alunos, do 1º ano ao 9ºano do Ensino Fundamental e à tarde a professora Elmi Reis atende 32 alunos, da Educação Infantil ao 5ºano do Ensino Fundamental.
    Todas as terças feiras as duas professoras se reúnem com a equipe técnica do NAE, juntamente com as outras profissionais das escolas do município que trabalham nos Laboratórios para avaliar e trocar idéias sobre o trabalho que está sendo desenvolvido a fim de aperfeiçoá-lo cada vez mais.
    Os pais dos alunos são envolvidos no projeto e são chamados para conversar sobre o rendimento escolar de seus filhos. Ocorre também por parte das professoras do L.E.A um diálogo com as professoras titulares e equipe pedagógica da escola para avaliar e trocar idéias sobre a aprendizagem dos alunos, visando um trabalho comprometido e uma educação de qualidade.

Professoras Sandra Kich e Elmi Reis

PROJETOS

BANDA MARCIAL DA ESCOLA PAULO ARANDT
     Para reativar a BANDA MARCIAL, neste ano de 2010, convidamos os alunos a partir do 5º Ano . Atualmente a Banda conta com 21 integrantes,e é ministrada pelo professor e músico, Guilherme Krummenauer, tendo a colaboração da professora Carina Ramos na parte organizacional. O repertório das músicas é bem variado. Os ensaios ocorrem em todas as 6ª feiras, da 16horas até 17horas e 30 min na escola.
    Sabemos que o aprendizado musical permite ao aluno o aprimoramento do raciocínio e da concentração, o aumento da coordenação motora e do lógico, facilitando o aprendizado de outras áreas do conhecimento, permitindo também a socialização do indivíduo em grupo. Pois o sucesso do grupo consiste, primeiramente, na harmonia que deve ocorrer entre os participantes que compõem este grupo.
    Neste ano participamos de alguns eventos aqui na escola e do Desfile de 7 de setembro. Entre alguns de nossos projetos para o próximo ano está o novo modelo do uniforme da Banda, aumentar o número de participantes do grupo, participar de um número maior de eventos e adquirir novos instrumentos( trompete, trombone).
    Estamos satisfeitos com os resultados obtidos até o momento e contamos com a participação dos pais no apoio do projeto e agradecemos aos alunos pelo empenho e interesse que vem demonstrando para que a Banda represente bem a escola.

Professora Carina Ramos

Banda se apresentando na VIII Jornada da Cultura



KERB

COMEMORAÇÃO DO KERB:
CONHECER PARA RESPEITAR E PRESERVAR

     O mês de setembro traz muitas datas festivas, e, para a maioria dos moradores de Dois Irmãos, o dia 29 de setembro é a mais importante. No entanto, deve-se levar em conta que para uma minoria o kerb seja importante, mas não seja significativo.
    Esse significado dado ao Kerb, parte do conhecimento da História de Dois Irmãos, os motivos da Imigração Alemã, a promessa no Navio Cecília, o Santo Padroeiro... essa construção que vem desde 1824, 1829 até hoje.
     Mas, como valorizar algo que não faz parte da História de muitas famílias do Bairro São João?
    Uma pesquisa feita com as famílias dos alunos da turma 41, mostra que nenhuma é natural de Dois Irmãos. Todos são migrantes de outras cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e, nessas cidades não houve a imigração alemã. Mas, há um ponto em comum entre os imigrantes alemães e os migrantes do bairro São João: a busca por uma vida melhor.
    Então, o aluno só tem sonhos e objetivos para o seu futuro, quando dá importância para o seu presente e, valoriza o passado de sua família e da vida dos imigrantes alemães que colonizaram o lugar onde ele vive.  Por isso, deve-se respeitar essa comemoração, porque, hoje, todos fazem parte dessa História de Dois Irmãos. Todos lutam pelo seu desenvolvimento e progresso, seja nos estudos ou no trabalho
E, para vivenciar o Kerb, houve música, dança e comida típica na escola.

 Professora Carina Mallmann
Integrante da Comissão do Kerb

SÉRVULO CARVALHO FEZ DUAS PALESTRAS NA ESCOLA EM 2010.


Conhecido em todo o Rio Grande do Sul e outros estados, o palestrante Sérvulo Carvalho é muito solicitado por desenvolver temas atuais e demonstrar muita firmeza em suas convicções e afirmações; consegue cativar a platéia com sua fala contundente. É formado em Direito e tem especialização no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Já palestrou na escola há alguns anos para os alunos e agora foi convidado para falar aos alunos e aos pais.

No dia 19 de agosto, durante a Jornada da Cultura desenvolveu o tema Violência urbana para os alunos do 6º ao 9º Ano. Na ocasião, abordou a origem dos diversos tipos de violência muito presentes na sociedade urbana que atingem tanto os jovens e as famílias de hoje

Na palestra para os pais, no dia 24 de setembro, o tema central foi a família. Sua fala foi muito enfática sobre o papel importante e a responsabilidade dos pais na educação dos filhos e de como estes contribuem positiva ou negativamente na formação e na felicidade dos filhos durante seu crescimento e depois na vida adulta.

ENTREVISTA


A professora e escritora Márcia Dieter é autora de três livros infantis:A casa e a menina, O Castelo e o Mistério e Como surgem as ideias. Como escritora ainda não é muito conhecida, mas já recebeu um prêmio internacional por um trabalho de sua autoria. Esteve na nossa VIII Jornada da Cultura para conversar sobre seus livros com nossos alunos dos anos iniciais que leram suas histórias em sala de aula. Encantou a todos com seu entusiasmo e amor pelos livros. Na oportunidade também concedeu esta entrevista para o Jornal Paulo Arandt. Agradecemos a ela pela disposição em responder esta entrevista e lhe desejamos muito, muito sucesso como escritora.
PERFIL

Nome completo: Márcia Tatiana Funke Dieter
Cidade onde reside: Ivoti
Naturalidade: Santo Ângelo
Estado Civil: Casada
Função que desempenha atualmente: Professora de português e teatro em Ivoti e Diretora de Cultura e Turismo em Lindolfo Collor
Formação profissional: Licenciatura em Letras/ Literatura pela UNISINOS

JPA -Ainda atua como professora, em sala de aula?
Sim , de 5ª a 8ª série

JPA -Você trabalha ou trabalhou os teus livros em sala de aula. Recomenda-os para leitura?
No grupo de teatro estamos preparando uma peça com o livro O castelo e o Mistério. Ainda não tive oportunidade de trabalhar com os alunos, porque de 2008 (quando lancei meu primeiro livro) até fim de 2009 não trabalhei em sala de aula. Mas eu recomendo, sim, cada um de meus livros, pois eles trabalham além da literatura como diversão, temas sociais: convívio com a família, com irmãos, a determinação para alcançar nossos sonhos, o papel do homem e da mulher, enfim, os textos são riquíssimos.

JPA -Você como escritora é reconhecida na região? É difícil publicar os primeiros livros?
A cada trabalho que faço, sou reconhecida mais um pouquinho. Sim, é difícil o reconhecimento, ainda mais quando se tem um trabalho independente. Diariamente divulgo meu trabalho no meu blog, nos endereços de e-mail, mas o que mais tem dado resultado e super satisfatório é o trabalho que faço e ele é elogiado e passado de boca em boca. Hoje abro meu e-mail e todos os dias tem alguma escola ou município solicitando meu trabalho e isso é RECONHECIMENTO e dos melhores.

JPA - Você foi premiada em Portugal. Fale dessa premiação. O que isso representa para uma escritora que está começando?
Minha poesia foi escolhida (duas poesias do Rio Grande do Sul foram escolhidas) e foi publicada em um livro, AMO DE TI, que reúne poesias de 9 países que falam a língua portuguesa. Esse prêmio já existe há 20 anos e em 2010 eu fui premiada. Ganhar essa prêmio foi o máximo, pois comprova, mais uma vez, que o que eu escrevo tem qualidade e isso só vem a valorizar ainda mais meu trabalho.

JPA - Como é a aceitação dos seus livros pelo público infantil?
Melhor, impossível. As crianças adoram, onde elas me vêem, me param para me dar beijo ou abraço e falam dos livros, o que gostaram. Isso é maravilhoso, não tem melhor reconhecimento, é fabuloso.

JPA - Fale sobre o que está escrevendo agora. Tem algum livro que está por sair? E outros projetos futuros?
Projeto tenho muitos, esse é o combustível para o trabalho de um escritor. 2011, será um ano de lançamento, tenho um livro infantil na editora com previsão de lançamento para o primeiro semestre (é um livro muito lindo, mimoso, cheio de encanto e mais uma vez trazendo coisas positivas para os pequeninos). Tenho um livro juvenil que também quero editar, está pronto, mas quero deixá-lo de molho por um tempo, talvez alguma nova ideia apareça, ou algo diferente (é um livro sobre gêmeas, que produzi através de conversas e pesquisas com gêmeos).

JPA - O que mais gostaria de deixar registrado para encerrar a entrevista?
A leitura transforma qualquer ser humano, e esse, depois disso, poderá transformar o mundo. Espero poder encantar muitas crianças, jovens e adultos durante muito tempo ainda, colaborando para que o mundo seja transformado para melhor. Amo cada um de vocês e fiquem com Deus, porque Ele sim é MARAVILHOSO. GRAÇAS A ELE ESTOU AQUI E FAZENDO O QUE FAÇO!

VIII JORNADA DA CULTURA

VIII JORNADA DA CULTURA

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.”
 ( Rubem Alves)
       A VIII Jornada da Cultura aconteceu nos dias 18 a 21 de agosto e mais uma vez foi um acontecimento coroado de êxito.
       A programação teve início com uma abertura solene na manhã do dia 18, com a presença do secretário da Educação e Cultura, Senhor Maurício Klein, o ex diretor Lúcio e diretores de algumas escolas municipais.
       Muitas atrações culturais e artísticas deram brilho ao evento, entre as quais destacamos a presença da escritora Márcia Dieter, no turno da manhã. À tarde, houve palestras sobre Sexualidade e sobre Violência urbana, Soletrando e Show de Talentos. A grande vencedora do Soletrando 2010 foi a aluna do 9º Ano, Gláucia Regina Buboltz, que pelo segundo ano consecutivo alcançou esta proeza.
      Esta edição da Jornada da Cultura apresentou duas inovações. Paralelamente, aconteceu a Feira das Nações, projeto desenvolvido em sala de aula sobre os países participantes da Copa do Mundo e a visitação ao Recanto Místico, ambiente especialmente preparado com decoração, música e luzes para proporcionar aos alunos um momento de relaxamento e meditação.
      O último dia da Jornada, o sábado dia 21, foi com uma extensa programação artística envolvendo grupos da comunidade, como Mulheres Ativas, Teatro Cultura Unida, Pastoral da criança, Bombeiros, Cantores da comunidade e diversos grupos de danças da Escola Viva. Ao meio-dia do sábado a programação terminou com buffet de cachorro-quente com venda antecipada de cartões a cargo do Círculo de Pais e Mestres.
       A bela decoração, mais uma vez foi preparada nas aulas de Educação Artística da professora Geni, desde o início do ano. Teve como objeto principal as mandalas e encantou todos os alunos e visitantes que prestigiaram o evento. O Secretário Maurício ficou tão maravilhado que convidou a Escola e a professora responsável para levá-las para decorar a Festa Literária que aconteceu na semana seguinte.
       Sobre o significado das mandalas, com a palavra a autora do projeto, professora Geni nos diz o seguinte:

Projeto Mandalas

        A decoração do ambiente da VIII Jornada da Cultura foi uma combinação de símbolos e figuras relacionadas ao futebol que lembraram a Copa do Mundo deste ano e o universo das Mandalas. Isso foi o excelente resultado do trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Artística da Professora Geni durante o 1º semestre.
      Sobre o significado das mandalas, ela explica:
      Atualmente, bem-estar e qualidade de vida são objetos de grande desejo de todo ser humano. E quanto mais “natural” o processo de aquisição dessa estrutura, melhor. Uma das maneiras de alcançar essa paz interior é por meio das mandalas.
      A mandala nada mais é do que um campo de força, no qual as formas, a estrutura numérica e as cores possuem poderes vibracionais atuantes. “Quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera”.
 

ONG STOP DROGAS

O palestrante da ONG STOP DROGAS, Windson de Jesus Freire, esteve nesta Escola em junho para conversar com os alunos do 6º ao 9º Ano sobre o importante tema Drogas e por isso o convidamos para responder esta entrevista para que os pais e comunidade também recebam parte dessa mensagem que ele transmitiu aos alunos durante sua fala.
JPA - Sua identificação:

Palestrante: Windson de Jesus Freire

Naturalidade: Augusto de Lima – Minas Gerais

Ocupação: Palestrante e sou comerciante em Sete Lagoas, cidade onde moro.

JPA – Faça um pequeno histórico da ONG. Onde e quando começou; principais atividades e objetivos; pessoas envolvidas; de onde vêm os recursos e área de atuação.

Foi fundada em 1987 pelo hoje presidente da ONG Robson Magela Lopes. Esta entidade teve início depois da morte de um amigo do Robson. ONG Stop Drogas surgiu em Belo Horizonte – Minas Gerais. O objetivo da Stop Drogas é levar informações aos nossos jovens, sobre os valores que eles perdem quando acessam alguns tipos de drogas. Os palestrantes da ONG são voluntários que se dispõem em deixar suas famílias para levar informações a outras pessoas do nosso país. Stop Drogas desenvolve este trabalho em 11 estados do Brasil: SP, MG, PR, ES, MT, RJ, SC, BA, GO, RS e CE. Para a sobrevivência da ONG a entidade produz camisas que são vendidas para ajudar nas despesas da entidade, com gastos em alimentação, combustível e hotel dos palestrantes .ONG quer dizer ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL.

JPA - Seu envolvimento com o tema Drogas. De onde vem o interesse para trabalhar nesta área?

Eu viajo com o pensamento de ajudar várias pessoas com o pouco de conhecimento que tenho, com minhas palavras.

JPA - Principais tópicos desenvolvidos nas palestras com os adolescentes sobre drogas.

Sempre em nossos trabalhos falamos sobre família, caráter, amizade, sociedade e as conseqüências físicas que as drogas trazem.

JPA - Qual o maior desafio da ONG diante do grande envolvimento dos adolescentes e jovens no mundo das drogas?

O maior desafio da nossa ONG é sempre mostrar aos jovens com provas e exemplos que o caminho das drogas é sempre um caminho sem voltas e que cada dia que passa morrem muitos jovens usuários por dívidas por causa de drogas.

JPA - Que mensagem final quer deixar especialmente para os alunos da Escola Paulo Arandt?

Deixo a mensagem aos alunos da Escola Paulo Arandt: para curtirem sua vida não precisa se drogar, curtam sua vida da melhor forma possível e esta melhor forma é curtir sem drogas. Seja inteligente, não acabe com sua vida e de sua família com nenhum tipo de drogas.

Estas palavras são de coração. Jovens não se droguem, o Brasil precisa de vocês.

Vocês são o futuro do nosso país. Um abraço do Windson.