quarta-feira, 16 de abril de 2014

28 ANOS ANOS DE HISTÓRIA 1986 - 2014


A Escola Paulo Arandt se tornou realidade em 1986, na administração do prefeito Romeu Benício Wolf. O primeiro ano letivo na escola iniciou no dia 19 de março, mas oficialmente a data do aniversário da Escola é o dia 11 de abril, por isso, na data de hoje, estamos comemorando os 28 anos de seu funcionamento.



Inicialmente, foi um prédio modesto de uma sala de aula, banheiros e cozinha. Naquele ano freqüentaram a escola 42 alunos, com pré-escola, 1ª, 2ª e 3ª série. As duas professoras que iniciaram os trabalhos docentes aqui, foram Lisete Sander Berlitz e Janete Maurer, que foi a primeira diretora da nossa escola.

J Já no primeiro mês de funcionamento foi fundado o Círculo de Pais e Mestres, tendo como primeiro presidente o Senhor Darci Ferrari. 
 
No ano seguinte, em 1987, a professora Lisete Berlitz assumiu a direção e teve muito empenho para auxiliar a escola em seu crescimento e presenciou o aumento do número de alunos e novos professores que fizeram parte da equipe docente.



Também exerceu a função de diretor, o prof. Joaquim Lunkes, de fevereiro de 1988 até abril de 1989. De lá até dezembro de 2008, a direção da nossa Escola esteve sob a responsabilidade do Prof. Lúcio Afonso Habitzreuter, quase 20 anos dedicados à Escola com muita serenidade, competência e dedicação.

Também exerceram com louvor a direção de nossa escola Ivo Iunges Haas em 2010 e 2011 e Janete T. Sausen da Silva em 2009, 2012 e 2013.



Atualmente, a professora Merieli Reinke é nossa diretora juntamente com a vice - diretora Elisângela Knevitz e a vice diretora do noturno, Gládis M. Haas. Na coordenação pedagógica do diurno Elisangela R. Juriatti e na EJA a coordenadora pedagógica é Sandra R. Bressan. 



 




Muitos registros apontam que os primeiros anos de funcionamento da escola foram difíceis, pela estrutura precária, como falta de água, pátio de chão batido, ruas sem calçamento com muita poeira ou lama. As melhorias da escola e do bairro aconteceram paralelamente, em 1998, a rua Tocantins foi asfaltada, o que facilitou muito o acesso à escola.

Durante esse 28 anos, a Escola foi ampliada e reformada várias vezes sempre para atender o número de alunos que crescia ano após ano.

Assim, pouco a pouco, nossa escola ficou grande, adquiriu a estrutura que possui hoje. É um amplo espaço, com muitas salas, mas se considerarmos o grande número de alunos que temos, ainda não é o ideal. 



Hoje, a escola Paulo Arandt tem 635 alunos matriculados no currículo, área e EJA, nos turnos da manhã, tarde e noite. Conta com 51 professores e oito funcionários.

Querida escola, completas hoje, 28 anos de trabalho árduo, comprometimento com a educação e compromisso com a comunidade. Agradecemos a todos que já marcaram a história de nossa escola. Parabéns por estar a 28 anos alicerçando muitas gerações.


Professora Perla Goulart