quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dia da Família I!



A homenagem para as mães da Escola Paulo Arandt aconteceu na noite do dia 8 de maio de 2015, no ginásio da escola com a realização do II Chá da Família. Além do chá, com salgadinhos e docinhos, as famílias aproveitaram a oportunidade para eleger a nova chapa do CPM e os novos membros do Conselho Escolar, através das eleições que ocorreram.





A comunidade pode prestigiar e se emocionar com a apresentação do grupo de invernada mirim do CTG Liberdade Gaúcha, composto na sua maioria por alunos da escola, que nos encantaram com seus desempenhos e técnicas durante a execução das danças tradicionais gaúchas.
Fomos surpreendidos com as lindas reflexões e leituras realizadas pelas alunas Kaioma Phillipsen, Gabriele Rakoski, Caroline Wobeto e Daiane Spielmann, que destacaram as diferenças e a importância que tem todas as mães.
Os estudantes da turma 52, coordenados pela Professora Perla Goulart encenaram, cantaram e dançaram a música “Mais uma vez” de Renato Russo que foi, também , uma belíssima reflexão sobre acreditar, confiar e amar. Em seguida, todos os estudantes cantaram a música tema do chá para suas mamães “ Meu coração não sei porquê bate feliz quando te vê” Música Carinhoso de Pixinguinha na versão interpretada por Marisa Monte.



Ao longo do evento ocorreram sorteios de brindes, bem como foram realizadas as entregas das flores como uma lembrança pelo dia tão especial. Enquanto as mães foram servidas e tomavam o seu o chá, também ouviram e se divertiram ao som de Pimpo & Grazi.



A promoção do II Chá da Família contou com o apoio das famílias dos alunos, através da aquisição dos cartões e do apoio de diversas instituições e comércios locais, como: Mercado Pague Poko, Mercado Brasul, Mercado Arno, Beon Lancheria e Pizzaria, Kiss Lanches, Farmácia Vida, Minimercado Ferrari, Bar e Minimercado Giehl, Pecuária Recanto dos Pássaros, Agroferragem Bremn, Consultório Dentário Bellus Sorrisus, Paulo Silva Cabeleireiro, Padaria Becker, Loja Gatus e gatas, Farmácia de Manipulação Pharmazie, Estética Espaço da Beleza e Segurança Bravo.
O espaço do ginásio ficou muito bem organizado e a escola caprichou mais uma vez! Parabéns para todos os que se envolveram e auxiliaram na organização do evento.




Nosso muito obrigado aos alunos, pais, funcionários, professores, colaboradores e equipe diretiva que trabalharam para o sucesso do evento!
Agradecemos também aos convidados e amigos da escola que prestigiaram o nosso evento!






Comissão Organizadora
Professoras: Alessandra Girola
Aline Schuster
Raquel Collar Tavares

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Atividades da Turma 52

FOTO DO ARROIO




 A turma 52 foi até o Arroio Feitoria acompanhados pela professora Perla.
Durante a caminhada, observamos muito lixo jogado nos terrenos à céu aberto, bem como a erosão de locais onde houve desmatamento.
 
 

No arroio, a turma pode observar que a água não é própria para o consumo e apresenta coloração escura e mau cheiro. Verificamos que as pessoas jogam lixos nos rios e não observamos nenhum peixes.
 
Refletimos sobre o que pode ser feito para que o arroio não acabe mais poluído ainda.


FOTO DO GLOBO

Conhecendo o mundo!

Os alunos da turma 52 se divertiram muito na aula prática de geografia observando o globo iluminado. 
 
 
 
 
Identificaram a localização da América do Sul, do Brasil, do Rio Grande do Sul e a localização aproximada da nossa cidade. Observaram os oceanos e compreenderam por que a terra é chamada de planeta água.


SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Os alunos da turma 52 estão estudando sobre sistema monetário brasileiro e se divertiram com um jogo pedagógico com dinheirinho.
 
 


 

Construção de gráficos 5 °ano turma 53


É fundamental que os alunos do quinto ano saibam ler e interpretar gráficos que apresentam informações visuais. Eles estão presentes em jornais, revistas, folhetos informativos, entre outros meios de comunicação. Também são utilizados para demonstrar de forma mais fácil uma situação envolvendo números. Podem representar o percentual de votos dos candidatos a um cargo político, a cidade natal dos alunos de uma turma, preferência por comidas, bebidas, cores, esportes, o consumo mensal de água ou energia elétrica de uma família, entre diversas outras situações. Pelo gráfico conseguimos interpretar claramente os dados coletados. 
 



A partir do estudo da estudo da Cidade Natal dos alunos da turma 53, resolvemos elaborar gráficos para visualizar-nos melhor estes dados.
Os alunos gostaram da proposta e aproveitamos para elaborar outros gráficos com assuntos diversos. Os alunos pesquisaram com familiares, colegas e amigos preferências por cores, sabores de pizzas, frutas, saladas, doces, e bebidas. Após o levantamento destes dados, iniciamos a construção dos gráficos no broffice calc, com a ajuda da professora Alessandra, de informática. Os alunos foram tabulando os dados, em seguida montaram os gráficos de sua preferência: barras, setor, linhas...


Após a conclusão dos gráficos no broffice calc os alunos foram desafiados a criarem um documento, inserir as imagens e imprimir o trabalho para expor na escola. A compreensão dos dados a partir da elaboração dos gráficos ficou clara para os alunos. Além disso ficar realizados com os trabalhos.



Professora Rosilaine Isabel Jocoboski - Turma 53.