quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia Mundial do livro e dia Nacional do Livro.

O dia internacional do livro originou-se na Catalunha, uma região da Espanha e começou a ser celebrado em 07 de outubro de 1926, para comemorar o dia do nascimento do Escritor espanhol Miguel de Cervantes. Nos anos 30 esta data foi alterada para 23 de abril em função do falecimento do escritor.

Miguel de Cervantes

Em 1995, a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), instituiu o dia 23 de abril "Dia mundial do livro e do Direito de Autor, em virtude de ele assinalar o falecimento de outros escritores, como o Espanhol Josep Pla e o Inglês William Shakespeare.

Josep Pla

William Shakespeare

Aqui no Brasil, no dia 18 de abril comemoramos o Dia do Livro Infantil e o Dia do Monteiro Lobato. Este dia foi criado em homenagem ao nascimento desse autor de livros infantis brasileiro.
José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo. Foi um dos maiores escritores brasileiros do século passado. É o precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo", composta por mais de 30 obras. 

Monteiro Lobato


A hora cívica do dia 23 de abril foi elaborada, especialmente para lembrar essas datas e esses escritores que foram muito importantes para literatura mundial.
Os professores e funcionários, nos dois turnos leram poesias, contaram histórias e falaram sobre o livro que mais marcou a sua vida ou infância.


 Prof. Raquel C. Tavares


Prof. Mara R.P. Santos

Pedagoga Elisangela Juriatti


As "Meris", Marosane Nunes e Vicentina Köller


Prof. Gizele Toreti

Prof. Tania Stein



Alguns alunos também recitaram poemas e contaram histórias. E a Prof. Márcia Azevedo e a merendeira Marosane Nunes caracterizaram-se de Emília, personagem mais famosa dos livros de Monteiro Lobato.

Prof. Carina Mallmann e a T.43

Liskarline Aluna da T. 41

Daiane Machado, Aluna da T. 51



Marosane Nunes


Prof. Márcia Azevedo

A prof. Itene Hass também fez sessões com os alunos, de contação de Histórias. Os alunos iam em grupos até a biblioteca, onde ouviam as história. Além disso também houve troca de livros entre as turmas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário