segunda-feira, 20 de junho de 2016

Turma 31 e a Cultura Africana!!!

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso ). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.








No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.




A boneca abayomi foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. As mulheres negras confeccionavam essas belezas com a barra de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Considerado um amuleto para todos nós até hoje, essas bonecas assim como os vodus haitianos são criação de uma cultura milenar.





Por ter sido no mês maio assinada a " Lei Auréia", lei sancinada pela Princesa Regente do Brasil Isabel para extinção da escravidão. A turma 31 trabalhou em um projeto sobre Cultura Africa e A culminância  do projeto foi a confecção das bonecas "abayomi", pelos alunos com resto de linha e materias. Ao final, viu-se um trabalho lindíssimos dos nossos alunos. Parabéns Prof Carina mM. Engellmann e a turma 31.


Fonte: Wikipédia, 20/06/2016, 09:04
Postagem: Prof. Alessandra Girola



3 comentários: