quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA


A professora e escritora Márcia Dieter é autora de três livros infantis:A casa e a menina, O Castelo e o Mistério e Como surgem as ideias. Como escritora ainda não é muito conhecida, mas já recebeu um prêmio internacional por um trabalho de sua autoria. Esteve na nossa VIII Jornada da Cultura para conversar sobre seus livros com nossos alunos dos anos iniciais que leram suas histórias em sala de aula. Encantou a todos com seu entusiasmo e amor pelos livros. Na oportunidade também concedeu esta entrevista para o Jornal Paulo Arandt. Agradecemos a ela pela disposição em responder esta entrevista e lhe desejamos muito, muito sucesso como escritora.
PERFIL

Nome completo: Márcia Tatiana Funke Dieter
Cidade onde reside: Ivoti
Naturalidade: Santo Ângelo
Estado Civil: Casada
Função que desempenha atualmente: Professora de português e teatro em Ivoti e Diretora de Cultura e Turismo em Lindolfo Collor
Formação profissional: Licenciatura em Letras/ Literatura pela UNISINOS

JPA -Ainda atua como professora, em sala de aula?
Sim , de 5ª a 8ª série

JPA -Você trabalha ou trabalhou os teus livros em sala de aula. Recomenda-os para leitura?
No grupo de teatro estamos preparando uma peça com o livro O castelo e o Mistério. Ainda não tive oportunidade de trabalhar com os alunos, porque de 2008 (quando lancei meu primeiro livro) até fim de 2009 não trabalhei em sala de aula. Mas eu recomendo, sim, cada um de meus livros, pois eles trabalham além da literatura como diversão, temas sociais: convívio com a família, com irmãos, a determinação para alcançar nossos sonhos, o papel do homem e da mulher, enfim, os textos são riquíssimos.

JPA -Você como escritora é reconhecida na região? É difícil publicar os primeiros livros?
A cada trabalho que faço, sou reconhecida mais um pouquinho. Sim, é difícil o reconhecimento, ainda mais quando se tem um trabalho independente. Diariamente divulgo meu trabalho no meu blog, nos endereços de e-mail, mas o que mais tem dado resultado e super satisfatório é o trabalho que faço e ele é elogiado e passado de boca em boca. Hoje abro meu e-mail e todos os dias tem alguma escola ou município solicitando meu trabalho e isso é RECONHECIMENTO e dos melhores.

JPA - Você foi premiada em Portugal. Fale dessa premiação. O que isso representa para uma escritora que está começando?
Minha poesia foi escolhida (duas poesias do Rio Grande do Sul foram escolhidas) e foi publicada em um livro, AMO DE TI, que reúne poesias de 9 países que falam a língua portuguesa. Esse prêmio já existe há 20 anos e em 2010 eu fui premiada. Ganhar essa prêmio foi o máximo, pois comprova, mais uma vez, que o que eu escrevo tem qualidade e isso só vem a valorizar ainda mais meu trabalho.

JPA - Como é a aceitação dos seus livros pelo público infantil?
Melhor, impossível. As crianças adoram, onde elas me vêem, me param para me dar beijo ou abraço e falam dos livros, o que gostaram. Isso é maravilhoso, não tem melhor reconhecimento, é fabuloso.

JPA - Fale sobre o que está escrevendo agora. Tem algum livro que está por sair? E outros projetos futuros?
Projeto tenho muitos, esse é o combustível para o trabalho de um escritor. 2011, será um ano de lançamento, tenho um livro infantil na editora com previsão de lançamento para o primeiro semestre (é um livro muito lindo, mimoso, cheio de encanto e mais uma vez trazendo coisas positivas para os pequeninos). Tenho um livro juvenil que também quero editar, está pronto, mas quero deixá-lo de molho por um tempo, talvez alguma nova ideia apareça, ou algo diferente (é um livro sobre gêmeas, que produzi através de conversas e pesquisas com gêmeos).

JPA - O que mais gostaria de deixar registrado para encerrar a entrevista?
A leitura transforma qualquer ser humano, e esse, depois disso, poderá transformar o mundo. Espero poder encantar muitas crianças, jovens e adultos durante muito tempo ainda, colaborando para que o mundo seja transformado para melhor. Amo cada um de vocês e fiquem com Deus, porque Ele sim é MARAVILHOSO. GRAÇAS A ELE ESTOU AQUI E FAZENDO O QUE FAÇO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário