quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VIII JORNADA DA CULTURA

VIII JORNADA DA CULTURA

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.”
 ( Rubem Alves)
       A VIII Jornada da Cultura aconteceu nos dias 18 a 21 de agosto e mais uma vez foi um acontecimento coroado de êxito.
       A programação teve início com uma abertura solene na manhã do dia 18, com a presença do secretário da Educação e Cultura, Senhor Maurício Klein, o ex diretor Lúcio e diretores de algumas escolas municipais.
       Muitas atrações culturais e artísticas deram brilho ao evento, entre as quais destacamos a presença da escritora Márcia Dieter, no turno da manhã. À tarde, houve palestras sobre Sexualidade e sobre Violência urbana, Soletrando e Show de Talentos. A grande vencedora do Soletrando 2010 foi a aluna do 9º Ano, Gláucia Regina Buboltz, que pelo segundo ano consecutivo alcançou esta proeza.
      Esta edição da Jornada da Cultura apresentou duas inovações. Paralelamente, aconteceu a Feira das Nações, projeto desenvolvido em sala de aula sobre os países participantes da Copa do Mundo e a visitação ao Recanto Místico, ambiente especialmente preparado com decoração, música e luzes para proporcionar aos alunos um momento de relaxamento e meditação.
      O último dia da Jornada, o sábado dia 21, foi com uma extensa programação artística envolvendo grupos da comunidade, como Mulheres Ativas, Teatro Cultura Unida, Pastoral da criança, Bombeiros, Cantores da comunidade e diversos grupos de danças da Escola Viva. Ao meio-dia do sábado a programação terminou com buffet de cachorro-quente com venda antecipada de cartões a cargo do Círculo de Pais e Mestres.
       A bela decoração, mais uma vez foi preparada nas aulas de Educação Artística da professora Geni, desde o início do ano. Teve como objeto principal as mandalas e encantou todos os alunos e visitantes que prestigiaram o evento. O Secretário Maurício ficou tão maravilhado que convidou a Escola e a professora responsável para levá-las para decorar a Festa Literária que aconteceu na semana seguinte.
       Sobre o significado das mandalas, com a palavra a autora do projeto, professora Geni nos diz o seguinte:

Projeto Mandalas

        A decoração do ambiente da VIII Jornada da Cultura foi uma combinação de símbolos e figuras relacionadas ao futebol que lembraram a Copa do Mundo deste ano e o universo das Mandalas. Isso foi o excelente resultado do trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Artística da Professora Geni durante o 1º semestre.
      Sobre o significado das mandalas, ela explica:
      Atualmente, bem-estar e qualidade de vida são objetos de grande desejo de todo ser humano. E quanto mais “natural” o processo de aquisição dessa estrutura, melhor. Uma das maneiras de alcançar essa paz interior é por meio das mandalas.
      A mandala nada mais é do que um campo de força, no qual as formas, a estrutura numérica e as cores possuem poderes vibracionais atuantes. “Quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário