quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

KERB

COMEMORAÇÃO DO KERB:
CONHECER PARA RESPEITAR E PRESERVAR

     O mês de setembro traz muitas datas festivas, e, para a maioria dos moradores de Dois Irmãos, o dia 29 de setembro é a mais importante. No entanto, deve-se levar em conta que para uma minoria o kerb seja importante, mas não seja significativo.
    Esse significado dado ao Kerb, parte do conhecimento da História de Dois Irmãos, os motivos da Imigração Alemã, a promessa no Navio Cecília, o Santo Padroeiro... essa construção que vem desde 1824, 1829 até hoje.
     Mas, como valorizar algo que não faz parte da História de muitas famílias do Bairro São João?
    Uma pesquisa feita com as famílias dos alunos da turma 41, mostra que nenhuma é natural de Dois Irmãos. Todos são migrantes de outras cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e, nessas cidades não houve a imigração alemã. Mas, há um ponto em comum entre os imigrantes alemães e os migrantes do bairro São João: a busca por uma vida melhor.
    Então, o aluno só tem sonhos e objetivos para o seu futuro, quando dá importância para o seu presente e, valoriza o passado de sua família e da vida dos imigrantes alemães que colonizaram o lugar onde ele vive.  Por isso, deve-se respeitar essa comemoração, porque, hoje, todos fazem parte dessa História de Dois Irmãos. Todos lutam pelo seu desenvolvimento e progresso, seja nos estudos ou no trabalho
E, para vivenciar o Kerb, houve música, dança e comida típica na escola.

 Professora Carina Mallmann
Integrante da Comissão do Kerb

Nenhum comentário:

Postar um comentário